Acupunctura

A Acupuntura á uma das áreas da Medicina Tradicional Chinesa com uma história de mais de 5000 anos. É reconhecida como uma das mais antigas medicinas mundiais, podendo ser validada pela existência de textos antigos. Os livros mais antigos de medicina são relativos à MTC, onde a Acupuntura tem um papel de destaque na prevenção e tratamento de inúmeras patologias. Hoje a Acupunctura surge como prática científica, reconhecida pela OMS e incluída no ensino e ambiente hospitalar. A sua introdução num contexto multidisciplinar é fundamental, afim de se tratar o paciente como um todo bio psico social.

TUI NA

A Massagem Tui Na é considerada a mãe das massagens em virtude de ser uma das mais antigas, ter estado na origem de muitas outras e de ser provavelmente a mais completa de todas. É sem duvida uma das mais complexas na aprendizagem reunindo mais de 30 técnicas manuais e reúne ainda alguns instrumentos tal como as ventosas, os bambus ou a moxa. Tem como objetivos gerais o diagnóstico, prevenção e tratamento de diversas patologias. Na China eram ensinadas muitas técnicas de auto massagem ao paciente e família que eram executadas diariamente num programa terapêutico preventivo.

O termo Tui Na designa duas técnicas de massagem, Empurrar e Agarrar. Na China esta massagem também se designava An Mo, que designa pressão e amassamento circular. Assim muitas vezes surge a referência ao nome An Mo Tui Na ou seja as quatro técnicas básicas da massagem chinesa.

As suas características mais marcantes são o facto de ser vigorosa e profunda, devendo existir o conhecimento de meridianos e pontos de Acupunctura para a sua execução.

Angelki

O Angelki é uma terapia bio energética de imposição de mãos e mentalização associada à Angeologia. Surge com as bases do Toque Terapêutico incorporando a energia dos anjos. Muito mais que uma formação é um projeto de desenvolvimento pessoal e uma viagem ao interior de cada formando. O primeiro passo de uma etapa de transformação e mudança.

Ayurveda

É uma arte corporal milenar e holística oriunda da Índia que deu origem a tantas outras medicinas oficiais e alternativas. Abhyanga é o estilo típico tradicional indiano de massagem terapêutica, que usa óleos de massagem, dependendo da necessidade terapêutica e biótipo do cliente.

A utilização de diferentes manobras no aparelho músculo-esquelético que variam entre superficiais e profundas, com manipulações das articulações e ligamentos, fazem desta técnica um método eficaz e seguro na recuperação da elasticidade muscular e flexibilidade articular, além de melhorar a circulação sanguínea e linfática, revitalizar o corpo e relaxar o sistema nervoso, trazendo como benefício um bem-estar geral do corpo e mente.

Geotermal

A Terapia de Massagem Geotermal com Pedras Quentes e Frias ou também chamada só de Massagem Geotermal, nasceu no Oriente há aproximadamente dois mil anos. Inicialmente foi muito utilizada pelos monges Tibetanos, principalmente nos períodos quando estes efectuavam longos jejuns. As Pedras Quentes eram colocadas sobre o estômago e o abdômen, proporcionando assim uma sensação de saciedade e diminuindo desde logo a fome, além de potenciar e energizar o corpo, aliviar gastrites e controlar a ansiedade

Massagem Terapêutica ou Relaxamento

A temática da Massagem surge num tempo em que começamos a dar mais atenção a tudo o que nos envolve. Sabemos que não somos apenas um corpo racional, mas sim um ser único com um mecanismo de funcionamento próprio e em constante relação com o mundo. Saber escutar o que o corpo tem para dizer, é um dos grandes desafios do profissional de saúde. Todos os sintomas não são mais que um grito de ajuda, a forma singular que ele tem para chamar a nossa atenção.

Bambu, Cocos, Cabaças, Pindas, 4 Mãos, Casal

A Massagem SPA é a resposta às necessidades de promoção da saúde e bem estar cada vez mais solicitado num mundo moderno repleto de Stress. Aqui fica uma seleção de estilos de massagem que não irá querer perder.

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que envolve movimentos muito suaves, precisos e rítmicos que visam ativar e melhorar a circulação linfática, favorecendo a eliminação de produtos do metabolismo. Foi o médico dinamarquês Emil Vodder o autor da técnica por volta de 1930. É importante referir que o sistema linfático é a base do nosso sistema imunitário, pelo que a drenagem linfática é fundamental em diversas patologias. O uso da drenagem linfática é muito recomendada na obesidade, edemas dos membros e na gravidez .

Reflexologia

Na China e Índia há 5000 anos e no Egipto há 4000 anos era comuns o uso de massagem do pé com diversos fins terapêuticos. No Ocidente apenas no início do Séc. XIX o médico William Fitzgerald deu os primeiros passo que foram sedimentados nos anos 30 por Eunice Ingham, considerada a “mãe” da Reflexologia tendo criado os primeiros mapas reflexológicos ocidentais. Podemos definir a Reflexologia como “A arte de detetar, prevenir e tratar desequilíbrios do organis-mo, mediante a utilização de áreas reflexas”. Estas áreas refletem o estado global do organismo, funcio-nando como um “espelho”. Na prática as áreas reflexas são a representação fiel de todas as estruturas, funções,… do organismo. Qualquer estimulo desencadeia uma informação que chega ao cérebro, que por sua vez leva a uma ação adequada.

Sueca

A Massagem Sueca tem as suas referências no trabalho do Sueco Pher Henrik Ling que associou a massagem aos exercícios terapêuticos. Esta descoberta adveio do fato de ter desenvolvido uma patologia (provavelmente uma artrite reumatoide), que na época não tinha qualquer solução na medicina ocidental. Não se contentando com este fatalismo resolveu estudar a massagem Tui Na devido aos relatos de cura da mesma. Verificou então os excelentes resultados do Tui Na, adaptando alguns desses movimentos à realidade ocidental. Nasce assim o conceito de Effleurage (deslizamento suave) e Petrissage (amassamento). A partir destes 2 estilos base surgem as técnicas base: Deslizamento, Fricção, amassamento, Percussão e Vibração. Vulgarmente a Massagem Sueca é conhecida como massagem ocidental e associa-se mais ao relaxamento. A sua área de atuação está ligada à reabilitação, desporto ou mesmo à estética.

Tailandesa

Tal como o nome sugere a este estilo de massagem teve origem na Tailândia há pelo menos 1000 anos e foi introduzida por monges que incorporam as técnicas do Tui Na da MTC e o Yoga da Ayurveda. Um misto de meditação aliadas a técnicas terapêuticas, numa simbiose de tratamento do corpo e da alma. Desta forma surgiu um estilo misto com varias variantes motivadas pela fusão das duas filosofias. Assim não existe um estilo de massagem tailandesa, mas sim vários. Assim encontramos técnicas com óleos e outras em que o paciente não se despe. Algumas duram minutos outras duram 2 horas. A nível visual é provavelmente a mais espetacular de todas e a mais exigente a nível físico para o Terapeuta. As suas aplicações são idênticas às outras massagens, contudo os riscos são acrescidos, devido aos estiramentos a que o paciente se sujeita. Deve ser usada de forma gradual e por pessoal muito treinado. No processo de aprendizagem estes devem ser os últimos estilos a aprender e incorporar na prática de um Terapeuta.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia concilia os conhecimentos ancestrais da acupunctura com a visão moderna e cientifica do estudo do pavilhão auricular.O seu uso tornou-se popular à 30 anos no controle da dor crónica, e estendeu-se a todas as especialidades. O estudo do pavilhão auricular é hoje sem dúvida uma referência do diagnóstico e tratamento de dezenas de patologias.

Shiatsu

Podemos definir Shiatsu como o estilo de massagem japonesa que usa os dedos e corpo para exercer pressões em pontos específicos, designados por “tsubos”, de forma a promover a saúde, aliviar situações patológicas e ajudar o organismo na sua capacidade de autorregulação.” O Shiatsu teve a origem a partir do Tui-Na, tendo sido introduzido no Japão por um monge budista, no século VI, adaptando as técnicas à realidade Japonesa. Um nome de referência no Shiatsu foi Tokujiro Namikoshi considerado por muitos como pai do Shiatsu, pois foi o responsável pela sua divulgação pelo mundo. Hoje podemos afirmar que é o estilo oriental mais popular e difundido no ocidente.

Please reload

Contactos
v.silencio@gmail.com - 918972081

© 2016 , A Voz do Silêncio , Todos os direitos reservados